Arquitetura Efêmera - 12 projetos

By Heloise Travain - novembro 26, 2015


Olá pessoal! Nosso post de hoje fala sobre arquitetura efêmera. Estou no 3° semestre da faculdade de arquitetura e urbanismo, e teve uma mudança na nossa grade curricular, o que fez com que tivéssemos a matéria de introdução ao projeto somente agora. Confesso que foi difícil compreender sobre o que realmente era uma arquitetura efêmera, ainda mais conceitual, isso porque já tínhamos feito a disciplina de projeto 1. Mas depois de muito sufoco conseguimos chegar há um ótimo resultado (talvez eu faça um post falando sobre ela). Enfim, como pesquisamos bastante sobre arquitetura efêmera, resolvi compartilhar com vocês alguns projetos bem interessantes.

Mas, para começar, você sabe o que é uma arquitetura efêmera? 
Efêmero
Do Grego ephémeros, que dura um só dia, que dura pouco, passageiro, transitório. 
 Ou seja, é uma obra arquitetônica que permanece por um tempo determinado no espaço onde está inserida (um bom exemplo são os pavilhões das EXPOS). Mas elas já existem há anos, podemos ter como exemplo os circos, ocas dos índios, tendas árabes, etc. Porém com a evolução da tecnologia, foi sendo possível executar alguns projetos de arquitetura efêmera também em escala monumental, das mais diversas estruturas, e nos mais variados eventos. 
Uma das características desse tipo de arquitetura é que geralmente é feita com uma estrutura que possa ser transportada para outro local.

Separamos 12 projetos para vocês conhecerem. Aqui você encontrará a imagem do projeto, nome, e link com mais informações sobre cada um!

1° Instalação Velvet State / Shjworks Architectural 
O projeto Velvet State surgiu como uma proposta de combinar performance e arquitetura em um só projeto durante o Festival Roskilde 2013. Continue lendo.


2° Pavilhão de Pesquisa ICD/ITKE / Universidade de Stuttgart, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Em Novembro de 2012, o Instituto de Design Computacional (CID) e o Instituto de Estruturas de Construção e Design Estrutural (ITKE) da Universidade de Stuttgart concluíram um pavilhão de pesquisa fabricado totalmente por robôs a partir de componentes de fibra de carbono e vidro. Continue lendo.

3° Pavilhão PIC / Cadaval & Solà-Morales
Como parte dos atos de celebração do 25º aniversário do Prêmio Internacional da Catalunha, o pavilhão é planejado como um catálogo visual dos distintos atores vinculados a sua longa trajetória. Continue lendo.


4° Instalação 'Cola-Bow' / penda 
Projetado pelo escritório penda, a instalação "cola-bow" é uma intervenção pública feita com mais de 17 mil garrafas plásticas recicladas que foram trançadas para criar uma forma inspirada no oscilante logo da Coca-Cola. Continue lendo.


5° Pavilhão CMY / Shift architecture urbanism 
O Tschumipavilion foi construído originalmente como um pavilhão de vídeo para a grande exposição-evento "What a Wonderfull World", em 1990. Continue lendo.


6° "Head in the Clouds" em Nova Iorque. 
O pavilhão do STUDIOKCA é uma estrutura em forma de nuvem que busca criar um espaço os sonhadores da "cidade dos sonhos" possam sonhar; um lugar onde pode-se colocar a cabeça (e corpo) nas nuvens e sonhar com a cidade dos sonhos. Continue lendo.


7° "The Cube", por Oyler Wu Collaborative 
"The Cube", uma instalação feita de aço e cordas de 16 metros de altura concebida por Oyler Wu Collaborative, desafia a percepção volumétrica de sua própria geometria arquetípica. Continue lendo.


8° Zaha Hadid’s Futuristic Burnham Pavilion for Chicago
Mais informações em inglês AQUI.


9° Yoshi Bar / Naoya Matsumoto     
A Universidade Seian está num entorno de grandes vistas para o lago Biwa.O plano de estudos da aula de Design Espacial cada ano deve produzir uma paisagem usando os bambus que crescem no local. Esta é a segunda vez que adotam tal material para a obra. Continue lendo.


10° Looking (C)up - BAG
O escritório Beyond Architecture Group (BAG), de Roma, projetou um "mobiliário experimental" - apelidado de Looking (C)up - para o Frammenti Music Festival no Parque Arqueológico em Túsculo, Itália. Continue lendo.


11°  Ovo de Exbury / PAD studio + SPUD Group + Stephen Turner 
O artista Stephen Turner, especializado em explorações artísticas de longo prazo em cenários ambientais, trabalhou com os designers para criar o "Ovo", que usará agora como uma "residência" flutuando no Estuário Beaulieu por um ano. Continue lendo.


12° Hub Estrela e Hub Tortuga / Atelier Marko Brajovic 
O projeto de arquitetura e cenografia para o evento Virada Digital 2012 está integrado num conceito geral de um espaço multi-sensorial e narrativo. Continue lendo.


E para finalizar:
"Há no efêmero um movimento do ser ao não ser. É uma metamorfose. A obra é e logo deixa de ser"
Victor Molina Escobar

Bisous, 

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Adorei todos esses projetos, super lindos e mega diferentes♥ Primeiro blog de arquitetura que conheço ahah, e já adorei, há, tô seguindo, se puder retribuir ^^
    Beijooos*-*

    www.ricknegreiros.com.br

    ResponderExcluir

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.